Total de visitas: 8205

As cores em Web Sites

As cores em Web Sites

Segundo Guimarães (2000), devido à facilidade de criação de web sites, observada actualmente, principalmente por conta da proliferação de softwares gráficos cada vez mais simples e acessíveis no mercado, os sites disponíveis na internet, em grande parte, utilizam os recursos visuais como recurso expressivo de forma assistemática, falta instrumental teórico e prático para apoiar o processo e criar uma nova linguagem. A especificação da linguagem visual é feita a partir de decisões ocasionais, dificultando o processo de compreensão do usuário sobre o conteúdo do sistema. E, sendo a cor um elemento de grande importância dentro de uma composição visual, suas potencialidades devem ser reconhecidas e utilizadas com a finalidade de possibilitar uma comunicação eficiente entre o sistema e o usuário.

Do contrário, a cor, sendo utilizada indiscriminadamente, pode ter um efeito negativo ou de distracção, afectando a reacção do usuário em relação às informações das páginas Web.

Sendo assim, a produtividade também é afectada, pois, torna-se difícil codificar e focalizar a mensagem. Pois a aplicação incorrecta das cores em interfaces pode aumentar significativamente o tempo de resposta do usuário. 

  Rosenfield & Morvile (FURQUIM, 2004, p.49) apontam que, os itens que os usuários da web “detestam” mais, são os projecto gráficos pobres, uso gratuito da tecnologia (figuras animadas, sons, filmes que somente tornam o tempo de resposta da página web mais longo, sem agregar valor ao conteúdo), ou seja, a construção da página web centrada nos critérios do produtor.

O fato de o usuário não conseguir encontrar numa interface uma informação que ele sabe que está lá pode acarretar frustração e desistência da navegação. O recurso à cor, pode contribuir consideravelmente para facilitar o aprendizado do modelo de usabilidade pelo usuário, de maneira que o mesmo, intuitivamente, possa acessar às informações que deseja.

  Para Amantini (2002) a cor não é somente uma propriedade estética  aplicada em sites, mas sim, um elemento diferenciador e que pretende atrair o usuário. Então, podemos observar algumas vantagens do uso adequado da cor em interfaces no momento em que este recurso auxilia a visualização, melhorando a legibilidade da informação; torna os terminais de vídeo mais bonitos e agradáveis, possibilita gerar imagens realistas, possibilita indicar mecanismos de segurança, observações da natureza permitem associações entre cores e momentos, lugares e sentimentos. Além disso, é possível acrescentar informações a interfaces por meio da utilização das cores, determinando um estado de espírito, representando associações simbólicas e auxiliando na identificação de estruturas e processos.

Outro aspecto importante é o uso padronizado das cores numa interface, como forma de garantir uma melhor performance e conforto do usuário perante o sistema, e aumentar a eficiência da transmissão de informação, na medida em que este recurso tem a capacidade de chamar e direccionar a atenção do usuário, enfatizar alguns aspectos da interface, diminuir a ocorrência de erros e tornar a interface mais fácil de ser memorizada, o que pode significar um aumento no número de acessos ao site. Alguns cuidados devem ser tomados em um projecto de interfaces no que tange a utilização das cores. Deve-se considerar o aspecto cultural, ou seja, o grupo de pessoas a quem se destina o sistema, pois alguns grupos podem apresentar reacções negativas diante de certas cores. As cores devem ser seleccionadas de modo a evitar uma fadiga ao órgão visual, tendo em vista que ao seleccionar um conjunto de cores, deve-se ter em mente que uma cor específica é afectada pelo ambiente que a circunda e, que as cores interagem umas com as outras.