Total de visitas: 8203

A Percepção Humana das Cores

A Percepção Humana das Cores

“A cor é um processo complexo, resultante do processamento do olho e do cérebro. O que de fato determina a cor de um objecto é a presença de alguns fotopigmentos no olho humano que se sensibilizam de forma distinta diante de diferentes comprimentos de onda; as várias espécies de seres vivos percebem a cor distintamente umas das outras.” (citado de Espaçofotográfico)

O olho humano é sensível a uma pequena parte das ondas electromagnéticas entre os comprimentos de 380 a 780 nanómetros (1 nanómetro corresponde à 0,000000001 metros ou 10 - 9 m). Somos mais sensíveis aos verdes e amarelos e menos aos vermelhos e azuis. Isso ocorre porque temos maior eficiência visual no comprimento de onda entre o verde e o amarelo.

Um espectro é a separação das cores, componentes de um feixe de luz. Isaac Newton, obteve essa decomposição quando fez o feixe de luz atravessar o prisma. E como acima no quadro está exemplificado, cada componente tem o seu comprimento. De salientar ainda, que o espectro de luz “branca” (luz do sol) é não mais que um continuo de todas as cores.