Total de visitas: 2095

Cores Primárias e Secundárias

Cores Primárias e Secundárias

As cores primárias ou puras, são aquelas que não podem ser formadas pela junção de outras cores. Mas com a sua mistura, resultará em novas cores que são as secundarias. Assim as cores primárias são três: o magenta, o azul e o amarelo. Como referido as cores secundárias podem ser inúmeras e resultam da mistura entre as três cores primárias. Por exemplo, amarelo mais azul, irá resultar em verde; magenta mais amarelo, resultará em laranja, entre outras opções.

Visualmente as cores primárias e secundárias, costumam por norma ser representadas no círculo cromático, que não é mais que, o posicionamento das cores, de modo a facilitar o entendimento das suas possíveis combinações. No círculo do centro estão as cores primárias, e nos círculos externos, as cores resultantes das suas misturas.

Outra forma de ilustrar as misturas das cores é através da Estrela das Cores, que é uma estrela com seis pontas, montada com dois triângulos equiláteros, sobrepostos com as pontas divididas pelas cores primárias e secundárias. Para completar é colocado um círculo em torno onde as cores são gradativamente misturadas na mesma ordem em que estão na estrela. De referir ainda que uma cor pode ser escurecida ou tornar-se mais clara, juntando-lhe preto ou branco respectivamente.